sábado, 10 de novembro de 2012

A árvore e o machado


A árvore e o machado
Certa vez, um homem foi à floresta e pediu às árvores que lhe doassem madeira, pois queria
fazer um cabo para o seu machado. As árvores ofereceram ao homem uma pequenina árvore.
Tão logo fez cabo do machado, o homem começou a usá-lo, cortando e derrubando todas as
árvores da floresta.
Uma das árvores velhas, caída sobre o chão, lamentou dizendo:
— Nós devíamos ter respeitado o direito de crescer daquela jovem árvore. Só assim
poderíamos ter preservado a todas nós.

Moral da história: Quem impede uma árvore de crescer, faz mal a si mesmo.
                                                                                        Esopo.
1. Assinale com um (X) a resposta de acordo com a fábula.

a) O que o homem pediu à árvore?
( ) MACHADO ( ) MADEIRA ( ) ÁRVORES
b) O que as árvores lhe deram?
( ) MACHADO ( ) MADEIRA ( ) ÁRVORES
c) O que o homem fez?
( ) MACHADO ( ) MADEIRA ( ) ÁRVORES

2. Na sua opinião, as árvores agiram corretamente?

3. E o homem, agiu com respeito à natureza?

4. O que poderia acontecer caso as árvores dessem apenas o que foi pedido pelo homem?

5. Releia a moral da história:
“Quem impede uma árvore de crescer, faz mal a si mesmo.”
• Assinale a afirmação que melhor explica a moral desta fábula.
( ) Quem machuca uma árvore, também será machucado.
( ) O ser humano pode destruir a natureza.
( ) O ser humano depende dos recursos da natureza e deve preservá-los.

6. Circule a única palavra que não tem acento agudo:
ipê jacarandá dália régia
Destaque a palavra que você circulou.

Que nome recebe o acento usado nesta palavra?

10. Quando preservamos a natureza podemos colher muitos frutos. Encontre no diagrama o
nome de seis frutas. Em seguida, complete o quadro com os nomes que você descobriu.

 Atividade enviada por Adriana Carvalho para Professores Solidários.

música com interpretação


Era uma vez

Atividade enviada por Angela Nakonechen Strechar para Professores Solidários.

Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada                          
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
( REFRÃO )
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia

                                                                                           ( Composição: Toquinho )
                                                                                          ( Interpretação: Sandy e Junior)
Interpretando o texto

1. Quem compôs a musica acima? ________________

2. Quem são os  o intérpretes? ________________

3. Na sua opinião, para uma pessoa ser feliz ela precisa ser rica? Por quê?

4. O que o autor do texto diz que é preciso fazer para a gente ser feliz?

5. Você se considera feliz? Por quê?

6. “ Um lugarzinho no meio do nada”  quer dizer:

(    ) Um lugar que não existe.
(    ) Um lugar que só existe na nossa imaginação.

5. Retire do texto:

a) dois substantivos comuns: __________________________
b) dois substantivos abstratos: _________________________
c) dois substantivos concretos: _________________________
d) dois substantivos derivados: ________________________
e) dois substantivos primitivos: ________________________

6. Pinte os substantivos pedidos:

a) epicenos:

gato
jacaré
leão
tubarão

b) simples:

chuva
guarda-roupa
couve-flor

c) compostos

arco
arco-íris
parque
guarda-parque

d) comuns de dois gêneros

pintor
desenhista
criança
motorista

e) sobrecomuns

pessoa
sambista
jovem
testemunha

6. Marque o substantivos primitivo destes coletivos.

aglomeração    (   ) de pessoas    (   ) de espigas
biblioteca         (   ) de leis            (   ) de livros
bagagem         (   )  de roupas      (   ) de objetos de viagens
constelação     (   ) de ilhas          (   ) de estrelas
bando              (   ) de aves          (   ) de músicos
esquadra         (   ) de ladrões      (   ) de navios
elenco             (   ) de atores        (   ) de trabalhadores 
serra               (   )  de espigas     (   ) de montanhas

1. Circule os encontros vocálicos das palavras abaixo.

   iguais         leite       saudade            papai        choveu

2. Destaque os encontros consonantais.

frango ........ e ..........      fraco .........     cravo .........    
encontro ....... e .........     biscoito ..........     grande ......... e ..........

3. Separe as palavras  abaixo conforme a sua classificação.

Uruguai   primeiro    saúde    céu     lua    partiu    ensaiou   maestro    meu    iguais     país     enxaguou
ditongo
tritongo
hiato



4.Sublinhe os encontros consonantais e escreva se há encontro consonantal ou dígrafo.

farinha .......................................................
Páscoa .....................................................
absurdo .................................................
chapéu ....................................................           
excelente ...................................................
diante ....................................................
piadinha ..............................................


5. Circule os numerais do texto abaixo e depois classifique-os.

Mamãe preparou cento e cinquenta docinhos e duzentos salgadinhos para a festa de aniversário de Mariana.
O primeiro convidado a chegar foi Davi. Ele fez o dobro de travessuras que costuma fazer e, sozinho,comeu um quarto do bolo. 
 
cardinal

multiplicativo
fracionário
ordinal
  


O rato do campo e o rato da cidade


O rato do campo e o rato da cidade
Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia pobremente de raízes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele:
— Tenho muita pena da pobreza em que você vive — disse.       
— Venha morar comigo na cidade e você verá como lá a vida é mais fácil.
Lá se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram numa casa rica e bonita.
Foram logo à despensa e estavam muito bem, se empanturrando de comidas   fartas e gostosas, quando entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao ratinho do campo.
Os dois ratos correram espavoridos para se esconder.
—  Eu vou para o meu campo — disse o rato do campo quando o perigo passou.
—  Prefiro minhas raízes e ervas na calma, às suas comidas gostosas com todo esse susto.

Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato.

Alfabetização: livro do aluno 2a ed. rev. e atual. / Ana Rosa Abreu... [et ai.]
Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC, 2001. 4v.: p. 60


1 – O texto acima trata-se de:
a) poesia
b) notícia
c) fábula
d) regras

2 – Ele é do tipo:
a) instrucional
b) epistolar
c) informativo
d) literário

3 – O melhor título para este texto é:
a) Um ratinho da cidade
b) Um ratinho do campo
c) O rato da cidade e o rato do campo
d) O gato esfomeado

4 – É função deste texto:
a) Informar ao leitor sobre uma notícia
b) instruir sobre formas de acabar com ratos
c) entreter o leitor através de uma história
d) comunicar aos ratos que eles são indesejáveis

5 – Tenho muita pena da pobreza em que você vive. Quem disse isto foi:
a) o ratinho do campo
b) o ratinho da cidade
c) o gato
d) o dono dos gatos

6 – O problema do rato do mato terminou quando ele:
a) descobriu a despensa da casa.
b) se empanturrou  de comida.
c) se escondeu dos ratos.
d) decidiu voltar para o mato.

7 -  Os dois  ratos correram espavoridos para se esconder. A palavra destacada pode ser substituída por:
a) lentos
b) apressados
c) risonhos
d) desmaiados

8 – O sinal de pontuação __ ( travessão) utilizado em todo o texto indica:
a) uma pergunta
b) uma resposta
c) a fala dos personagens
d) uma idéia incompleta


 Atividade enviada por Aline Lucas B. Viana para Professores Solidários