Era uma vez
Atividade
enviada por Angela Nakonechen Strechar para Professores Solidários.
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
( REFRÃO )
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
( REFRÃO )
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia
(
Composição: Toquinho )
( Interpretação: Sandy e Junior)
( Interpretação: Sandy e Junior)
Interpretando o texto
1. Quem
compôs a musica acima? ________________
2. Quem
são os o intérpretes? ________________
3. Na sua
opinião, para uma pessoa ser feliz ela precisa ser rica? Por quê?
4. O que
o autor do texto diz que é preciso fazer para a gente ser feliz?
5. Você
se considera feliz? Por quê?
6. “ Um
lugarzinho no meio do nada” quer dizer:
(
) Um lugar que não existe.
(
) Um lugar que só existe na nossa imaginação.
5. Retire
do texto:
a) dois
substantivos comuns: __________________________
b) dois
substantivos abstratos: _________________________
c) dois
substantivos concretos: _________________________
d) dois
substantivos derivados: ________________________
e) dois
substantivos primitivos: ________________________
6. Pinte
os substantivos pedidos:
a)
epicenos:
gato
|
jacaré
|
leão
|
tubarão
|
b)
simples:
chuva
|
guarda-roupa
|
pé
|
couve-flor
|
c)
compostos
arco
|
arco-íris
|
parque
|
guarda-parque
|
d) comuns
de dois gêneros
pintor
|
desenhista
|
criança
|
motorista
|
e)
sobrecomuns
pessoa
|
sambista
|
jovem
|
testemunha
|
6. Marque
o substantivos primitivo destes coletivos.
aglomeração
( ) de pessoas ( ) de
espigas
biblioteca
( ) de
leis
( ) de livros
bagagem
( ) de roupas (
) de objetos de viagens
constelação
( ) de
ilhas ( ) de
estrelas
bando
( ) de
aves ( ) de
músicos
esquadra
( ) de
ladrões ( ) de navios
elenco
( ) de atores
( ) de trabalhadores
serra
( ) de espigas ( )
de montanhas
1.
Circule os encontros vocálicos das palavras abaixo.
iguais leite
saudade
papai choveu
2.
Destaque os encontros consonantais.
frango ........ e
.......... fraco
......... cravo .........
encontro ....... e
......... biscoito ..........
grande ......... e ..........
3. Separe
as palavras abaixo conforme a sua classificação.
Uruguai
primeiro saúde céu
lua partiu ensaiou
maestro meu iguais
país enxaguou
ditongo
|
tritongo
|
hiato
|
4.Sublinhe
os encontros consonantais e escreva se há encontro consonantal ou dígrafo.
farinha
.......................................................
Páscoa
.....................................................
absurdo
.................................................
chapéu
....................................................
excelente
...................................................
diante
....................................................
piadinha
..............................................
5.
Circule os numerais do texto abaixo e depois classifique-os.
Mamãe preparou cento e cinquenta docinhos e duzentos salgadinhos para a festa
de aniversário de Mariana.
O primeiro convidado a chegar foi Davi. Ele fez o dobro de travessuras
que costuma fazer e, sozinho,comeu um quarto do bolo.
cardinal
|
|
multiplicativo
|
|
fracionário
|
|
ordinal
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário