atividades de português retiradas na net
VERBOS
São palavras que dão ideia de ação.
"Tudo o que as pessoas podem fazer":
Ex: Pular, falar, vestir, pintar, virar, correr, rir, chorar, ficar, amar...
Os verbos indicam o tempo da frase (quando acontece a ação). Podem estar no passado (pretérito), presente ou futuro.
SUBSTANTIVO
São palavras que dão nome às coisas.
Podem ser:
Comum - Quando não se referem a um ser ou objeto em especial.
Ex: mesa, pão, amor, menino, etc.
Próprio - Quando se referem a um ser ou objeto em especial.
Ex: André Franklin, Terra, Brasil, Rio de Janeiro, Bob Esponja
ADJETIVO
São palavras que caracterizam o substantivo.
"Tudo o que as pessoas ou objetos podem ser":
Ex: amarelo, bonito, feio, caçula, esperto, americano, etc
Exercício:
Coloque (1) para substantivo, (2) para adjetivo e (3) para verbo:
São palavras que dão ideia de ação.
"Tudo o que as pessoas podem fazer":
Ex: Pular, falar, vestir, pintar, virar, correr, rir, chorar, ficar, amar...
Os verbos indicam o tempo da frase (quando acontece a ação). Podem estar no passado (pretérito), presente ou futuro.
SUBSTANTIVO
São palavras que dão nome às coisas.
Podem ser:
Comum - Quando não se referem a um ser ou objeto em especial.
Ex: mesa, pão, amor, menino, etc.
Próprio - Quando se referem a um ser ou objeto em especial.
Ex: André Franklin, Terra, Brasil, Rio de Janeiro, Bob Esponja
ADJETIVO
São palavras que caracterizam o substantivo.
"Tudo o que as pessoas ou objetos podem ser":
Ex: amarelo, bonito, feio, caçula, esperto, americano, etc
Exercício:
Coloque (1) para substantivo, (2) para adjetivo e (3) para verbo:
a) André jogou bola com seu uniforme usado.
( ) ( ) ( ) ( ) ( )
b) Matheus está fazendo teatro na sua escola nova.
( ) ( ) ( ) ( ) ( )
c) O cavalo marrom se assustou com o barulho.
( ) ( ) ( ) ( )
d) Ninguém ouviu o hino nacional no início do jogo.
( ) ( ) ( ) ( )
e) A formiga trabalhou todo o verão para ter comida boa no inverno.
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )
f) Você quer ver meu brinquedo novo?
( ) ( ) ( )
g) Quem tem medo de lobo mau?
( ) ( ) ( ) ( )
O jogo
O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.
1) Sobre o que o texto trata?
____________________________________________________
2) Qual foi o placar do jogo?
2) Qual foi o placar do jogo?
____________________________________________________
3) Onde aconteceu o jogo?
3) Onde aconteceu o jogo?
____________________________________________________
4) Marque de vermelho todos os verbos do texto. Quantos verbos tem o texto?
4) Marque de vermelho todos os verbos do texto. Quantos verbos tem o texto?
____________________________________________________
5) Em que tempo verbal o texto está?______________________
6) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro:
5) Em que tempo verbal o texto está?______________________
6) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Marque de verde no texto os substantivos:
8) Há algum substantivo próprio? Qual? ________________________
7) Marque de verde no texto os substantivos:
8) Há algum substantivo próprio? Qual? ________________________
8)
Ilustre o texto:
9) Escreva um texto sobre um jogo de futebol que você tenha assistido. Por que ele foi especial? O que aconteceu?
9) Escreva um texto sobre um jogo de futebol que você tenha assistido. Por que ele foi especial? O que aconteceu?
Veja:
Quatro sanduíches mais quatro crianças já formam uma festa.
A primeira questão da prova estava mais difícil do que a primeira.
Complete as frases com mas ou mais:
a) Dora escreveu seu texto, ______________
demonstrou ser muito distraída ao escrever.
b) Dora sabe contar uma história e,
_____________ que isso, sabe ser engraçada.
c) Dora não nos contou, ________________
percebemos que ela estava feliz.
d) Dora disse ________________ de uma vez
que as amigas não queriam conversar com
ela.
3. Dora também se enganou na escrita dos
verbos
Dora também se enganou na escrita dos verbos ficar e ver.
Observe:
a) De madrugada, elas comer_________ tudo
o que estava na geladeira.
b) No próximo dia 13, elas trar_________ o
jornal que pedimos.
c) Domingo que vem, minhas amigas
far_________ uma surpresa para o Miau.
d) As pessoas ainda esper__________ muito
umas das outras.
e) Estava um tempo chuvoso. Por isso,
todos resolver___________ ficar em casa.
4.Dora escreveu “dormil”.Complete com l ou u:
a) Ela dormi___ a tarde toda.
b) Meu pai comprou um barri___ de água.
c) Ela nos vi___ no terraço.
d) O céu está maravilhosamente ani___.
1. Preencha as lacunas, usando a letra h nas palavras que devem ser grafadas com
essa letra:
a) ___oje e) ___erva
b) ___iato f ) ___úmido
c) ___ontem g) ___umano
d) ___istória h) ___igiene
2. Nas palavras abaixo, preencha as
lacunas, usando corretamente as letras s ou z.
a) prince__a i) mesquinhe__
b) coi__a j) hospitali__ar
c) francê__ l) saboro__o
d) magre__a m) duque__a
e) poeti__a n) bele__a
f) deu__a o) altive__
g) holande__a p) camponê__
h) atuali__ar q) canali__ar
3. Complete as palavras, usando
corretamente a letra x ou o dígrafo ch.
a) cai__a g) pei__e
b) en__oval h) en__er
c) me__er i) en__arcar
d) fai__a j) en__ada
e) en__ame l) en__endo
f) me__ilhão m) en__arcado
4) Reescreva a frase abaixo, corrigindo-a
no que for preciso.
As chícaras de xá tremeram na Academia.
5) Complete as palavras, usando
corretamente as letras g ou j.
a) Naquela via___em ao litoral, passamos
pelo posto de pedá___io.
b) É necessário que eles via___em ainda
hoje.
c) Não su___em a mar___em.
d) Não esban___em dinheiro para comprar
aquele reló___io.
6) Em cada frase a seguir, existem
palavras grafadas incorretamente. Reescreva as frases, corrigindo-as:
a) Gosto muito de sanduíche de mortandela
e salchicha.
b) O cabelereiro fez uma viajem a Santa
Catarina.
c) Era precizo abolir todos aqueles
previlégios.
d) Derrepente, ele resolveu abandonar a
empreza.
e) Faltou à aula porque
estava com desinteria.
Uma
garota de 5ª série, Dora, escreveu apressadamente em seu diário:
2 de junho: Hoje fui visitar minha prima
ela tem três dias que esta em casa e uma
gracinha Dormil o tempo todo, quando nós estávamos indo embora ela abrio os
olhos mas voltou a dormir. O nome dela é Ângela.
A,
de manhã, vi o miau de calsa cinza e colete. Uau
Tentei
conversar com a turma, mais nenhuma das minhas ex- amigas quer falar então
ficarão fingindo que não me virão.
Como você pode ver, Dora
sabe contar muito bem os fatos do dia, mas, ao escrever, utiliza ortografia e pontuação inadequadas em relação
à norma culta.
1. Reescreva o texto de Dora, adequando-o
à língua culta. Corrija inclusive a pontuação, ok?
Se tiver dificuldade para escrever alguma palavra, consulte
o dicionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário