sábado, 10 de novembro de 2012

atividades de português retiradas na net


   atividades de português  retiradas na net 

VERBOS

São palavras que dão ideia de ação.
"Tudo o que as pessoas podem fazer":
Ex: Pular, falar, vestir, pintar, virar, correr, rir, chorar, ficar, amar...

Os verbos indicam o tempo da frase (quando acontece a ação). Podem estar no passado (pretérito), presente ou futuro.

SUBSTANTIVO

São palavras que dão nome às coisas.
Podem ser:

Comum - Quando não se referem a um ser ou objeto em especial.
Ex: mesa, pão, amor, menino, etc.

Próprio - Quando se referem a um ser ou objeto em especial.
Ex: André Franklin, Terra, Brasil, Rio de Janeiro, Bob Esponja

ADJETIVO

São palavras que caracterizam o substantivo.
"Tudo o que as pessoas ou objetos podem ser":
Ex: amarelo, bonito, feio, caçula, esperto, americano, etc

                            Exercício:

Coloque (1) para substantivo, (2) para adjetivo e (3) para verbo:


a) André jogou bola com seu uniforme usado.
( ) ( ) ( ) ( ) ( )

b) Matheus está fazendo teatro na sua escola nova.
( ) ( ) ( ) ( ) ( )
c) O cavalo marrom se assustou com o barulho.
( ) ( ) ( ) ( )

d) Ninguém ouviu o hino nacional no início do jogo.
( ) ( ) ( ) ( )
e) A formiga trabalhou todo o verão para ter comida boa no inverno.
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

f) Você quer ver meu brinquedo novo?
( ) ( ) ( )

g) Quem tem medo de lobo mau?
( ) ( ) ( ) ( )

          
       O jogo

       O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou.      Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.


1) Sobre o que o texto trata?
____________________________________________________
2) Qual foi o placar do jogo?
____________________________________________________

3) Onde aconteceu o jogo?
____________________________________________________

4) Marque de vermelho todos os verbos do texto. Quantos verbos tem o texto?
____________________________________________________

5) Em que tempo verbal o texto está?______________________
6) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Marque de verde no texto os substantivos:

8) Há algum substantivo próprio? Qual? ________________________
8) Ilustre o texto:

9) Escreva um texto sobre um jogo de futebol que você tenha assistido. Por que ele foi especial? O que aconteceu?

Veja:
Quatro sanduíches mais quatro crianças já formam uma festa.

A primeira questão da prova estava mais difícil do que a primeira.

Complete as frases com mas ou mais:

a) Dora escreveu seu texto, ______________ demonstrou ser muito distraída ao escrever.
b) Dora sabe contar uma história e, _____________ que isso, sabe ser engraçada.
c) Dora não nos contou, ________________ percebemos que ela estava feliz.
d) Dora disse ________________ de uma vez que as amigas não queriam conversar com
ela.

3. Dora também se enganou na escrita dos verbos

Dora também se enganou na escrita dos verbos ficar e ver.
Observe:

a) De madrugada, elas comer_________ tudo o que estava na geladeira.
b) No próximo dia 13, elas trar_________ o jornal que pedimos.
c) Domingo que vem, minhas amigas far_________ uma surpresa para o Miau.
d) As pessoas ainda esper__________ muito umas das outras.
e) Estava um tempo chuvoso. Por isso, todos resolver___________ ficar em casa.

4.Dora escreveu “dormil”.Complete com l ou u:

a) Ela dormi___ a tarde toda.
b) Meu pai comprou um barri___ de água.
c) Ela nos vi___ no terraço.
d) O céu está maravilhosamente ani___.


1. Preencha as lacunas, usando a letra h nas palavras que devem ser grafadas com essa letra:
a) ___oje         e) ___erva
b) ___iato          f  ) ___úmido
c) ___ontem     g) ___umano
d) ___istória     h) ___igiene
2. Nas palavras abaixo, preencha as lacunas, usando corretamente as letras s ou z.

a) prince__a i) mesquinhe__
b) coi__a j) hospitali__ar
c) francê__ l) saboro__o
d) magre__a m) duque__a
e) poeti__a n) bele__a
f) deu__a o) altive__
g) holande__a p) camponê__
h) atuali__ar q) canali__ar

3. Complete as palavras, usando corretamente a letra x ou o dígrafo ch.

a) cai__a g) pei__e
b) en__oval h) en__er
c) me__er i) en__arcar
d) fai__a j) en__ada
e) en__ame l) en__endo
f) me__ilhão m) en__arcado

4) Reescreva a frase abaixo, corrigindo-a no que for preciso.

As chícaras de xá tremeram na Academia.

5) Complete as palavras, usando corretamente as letras g ou j.


a) Naquela via___em ao litoral, passamos pelo posto de pedá___io.
b) É necessário que eles via___em ainda hoje.
c) Não su___em a mar___em.
d) Não esban___em dinheiro para comprar aquele reló___io.


6) Em cada frase a seguir, existem palavras grafadas incorretamente. Reescreva as frases,  corrigindo-as:

a) Gosto muito de sanduíche de mortandela e salchicha.
b) O cabelereiro fez uma viajem a Santa Catarina.
c) Era precizo abolir todos aqueles previlégios.
d) Derrepente, ele resolveu abandonar a empreza.
e) Faltou à aula porque estava com desinteria.

Uma garota de 5ª série, Dora, escreveu apressadamente em seu diário:

      2 de junho: Hoje fui visitar minha prima ela tem três dias que esta em  casa e uma gracinha Dormil o tempo todo, quando nós estávamos indo embora ela abrio os olhos mas voltou a dormir. O nome dela é Ângela.
A, de manhã, vi o miau de calsa cinza e colete. Uau
Tentei conversar com a turma, mais nenhuma das minhas ex- amigas quer falar então ficarão fingindo que não me virão.
Como você pode ver, Dora sabe contar muito bem os fatos do dia, mas, ao escrever, utiliza  ortografia e pontuação inadequadas em relação à norma culta.


1. Reescreva o texto de Dora, adequando-o à língua culta. Corrija inclusive a pontuação, ok?
Se tiver dificuldade para escrever alguma palavra, consulte o dicionário.






Nenhum comentário:

Postar um comentário