CLASSIFICAÇÃO DO SUJEITO:
·           
Sujeito Composto: Dois
ou mais termos. 
Ex: Carlos e Renato tentaram fugir.
Ex: Carlos e Renato tentaram fugir.
ATIVIDADES
 01. Escreva o que se pede:
a) Você estuda à noite?
Sujeito:________________________________________
Predicado:_____________________________________
Verbo________________________________________
b) Eles compraram discos na discoteca.
c) Ontem, Marcos trocou o carro.
 d) O professor chegou agora.
e) Mariana e Luana chegaram cedo e saíram tarde.
o texto – o tato –
a carrocinha – o celular
o rapaz e a moça –
o futebol
a) ___________ é um meio de
comunicação.
 b) ___________ é um dos esportes
que os meninos mais gostam de praticar.
 c) ___________ é estavam
namorando.
 d) ___________ que você
escreveu ficou excelente.
 e) ___________ levou meu
cachorro.
 f) ___________ pode ajudar
o cego a passar.
Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
| 
   
(1) Sujeito 
(2) Predicado 
 | 
  
   
(  ) A Terra gira suavemente. 
( ) Godofredo é muito gozador. 
( ) Os dez mil testes foram cancelados. 
(  ) Os atletas ficaram felizes e emocionados. 
 | 
 
05. Separe os sujeitos e predicados e
indique-os em seguida:
a) Nós gastamos dinheiro
em coisas supérfluas.
______________________________________________
b) Cheguei atrasado
hoje.
______________________________________________
c) Na praia fazia muito calor.
______________________________________________
d) O ônibus escolar chegou cedo no ginásio.
______________________________________________
e) Ariana e Luana
saíram de férias.
______________________________________________
f) Havia cavalos, cabritos e patos no
sítio do meu vizinho.
______________________________________________
g) Os animais foram
bem cuidados no zoológico.
______________________________________________
 h) A arara e o
papagaio são duas aves brasileiras.
______________________________________________
i) Rafael gosta de
soltar pipa no parque com seus amigos.
______________________________________________
j) O palhaço
paçoquinha vive no Circo da Alegria.
______________________________________________
01.Escreva o que se pede:
a)Marina viajará brevemente.
Sujeito:________________________________________ 
 Predicado:_____________________________________ 
 Verbo________________________________________ 
 b)Luís e Fábio chegaram depressa.
 c)À noite, a lua apareceu ali.
d)Talvez eu encontre o caminho.
e)Carol e Julieta são muito amigas.
02.Complete as frases com os sujeitos dos quadros abaixo:
Papai e mamãe 
 –Tistu  –Nós  –A
veterinária  Ziraldo  Os livros 
a) ___________ é o autor do livro O menino Maluquinho.
 b)___________ é o Menino do dedo verde.
 c) ___________ vamos iniciar o período de
avaliações.
d) ___________ são minha família.
e)________________ cuidou do meu cachorrinho.
 f) ___________ me levam a lugares incríveis.
Separe os sujeitos e predicados e
indique-os em seguida:
a)A carrocinha levou meu cachorro. 
 b) A mãe levantou-se aborrecida.
 c)Arroz e feijão não saíam de nossos pratos.
 d)Os cravos brancos embelezam os campos.
 e)O Pedro dorme cedo.
 f)Nós vamos ao cinema.
 g)Maria e Pedro regressaram da festa.
 h)O professor e os alunos participaram da competição.
 i)Maria é uma garota bonita.
j- ,João  é astuto.
 k)Paula e Carla fizeram compras no sábado.
 l)Eu sou uma garota doce.
m)Paulo e o amigo Bruno saíram para almoçar.
 n)Os dois sumiram.
o)A existência é frágil.
 O    Rei
  
  | 
 
Pessoas grandes e fortes 
 O rei enxergava bem.
Mas se fossem pequeninas,
 e se falassem baixinho,
 o rei não via ninguém.
 Por isso, seus funcionários 
tinham de ser escolhidos 
 entre os grandes e falantes,
 nem sempre muito bem nutridos.
 Que tivessem muita força
e que fossem bem-nascidos.
 E assim, quem fosse pequeno,
 da voz fraca, mal vestido,
 ele nunca, nunca era ouvido.
 01-O texto “O Rei” é um poema porque está escrito
em versos. Pense e responda:
 a)Cada linha do poema chama-se   verso. Quantos versos tem esse poema?
 b)Os versos são organizados em  estrofes. Quantas estrofes tem o poema?
 c)Há algumas palavras no final dos versos
que rimam com outras. Exemplo: situação/modificação. Encontre outras
palavras  que rimem no poema.
02-Em“Quem fosse pequeno, da voz fraca, mal vestido,
ele nunca, nunca era ouvido” , pense e responda:
 a)Que sentimentos o rei tinha pelos pequenos?
 b)
Por que o rei tratava-os dessa forma?
03-Marque a alternativa qu
e mostra quem são as pessoas “grandes e fortes” a
que se refere a autora:
a)As pessoas altas e gordas do reino.
 b)As pessoas nobres e influentes do reino
04-Se você encontrasse com esse rei, o que gostaria de
dizer?
 05-Explique com suas palavras o que quer dizer
“bem -nascido”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário