sábado, 10 de novembro de 2012

sujeito e predicado


CLASSIFICAÇÃO DO SUJEITO:
·             Sujeito Simples: Um termo. 
Ex: A princesa almeja a coroa
·            Sujeito Composto: Dois ou mais termos. 
Ex: Carlos e Renato tentaram fugir.

ATIVIDADES
 01. Escreva o que se pede:
a) Você estuda à noite?
Sujeito:________________________________________
Predicado:_____________________________________
Verbo________________________________________
b) Eles compraram discos na discoteca.

c) Ontem, Marcos trocou o carro.

 d) O professor chegou agora.

e) Mariana e Luana chegaram cedo e saíram tarde.

 02. Complete as frases com os sujeitos dos quadros abaixo: 
o texto – o tato – a carrocinha – o celular
o rapaz e a moça – o futebol
  
a) ___________ é um meio de comunicação.
 b) ___________ é um dos esportes que os meninos mais gostam de praticar.
 c) ___________ é estavam namorando.
 d) ___________ que você escreveu ficou excelente.
 e) ___________ levou meu cachorro.
 f) ___________ pode ajudar o cego a passar.

Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.


(1) Sujeito
(2) Predicado
 ) A Terra gira suavemente.
( ) Godofredo é muito gozador.
( ) Os dez mil testes foram cancelados.
 ) Os atletas ficaram felizes e emocionados.

05. Separe os sujeitos e predicados e indique-os em seguida:

a) Nós gastamos dinheiro em coisas supérfluas.
______________________________________________

b) Cheguei atrasado hoje.
______________________________________________

c) Na praia fazia muito calor.
______________________________________________

d) O ônibus escolar chegou cedo no ginásio.
______________________________________________

e) Ariana e Luana saíram de férias.
______________________________________________

f) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho.
______________________________________________

g) Os animais foram bem cuidados no zoológico.
______________________________________________

 h) A arara e o papagaio são duas aves brasileiras.
______________________________________________

i) Rafael gosta de soltar pipa no parque com seus amigos.
______________________________________________

j) O palhaço paçoquinha vive no Circo da Alegria.
______________________________________________


01.Escreva o que se pede:

a)Marina viajará brevemente.

Sujeito:________________________________________ 
 Predicado:_____________________________________ 
 Verbo________________________________________ 

 b)Luís e Fábio chegaram depressa.

 c)À noite, a lua apareceu ali.

d)Talvez eu encontre o caminho.

e)Carol e Julieta são muito amigas.

02.Complete as frases com os sujeitos dos quadros abaixo:
Papai e mamãe 
 –Tistu  –Nós  –A veterinária  Ziraldo  Os livros 

a) ___________ é o autor do livro O menino Maluquinho.
 b)___________ é o Menino do dedo verde.
 c) ___________ vamos iniciar o período de avaliações.
d) ___________ são minha família.

e)________________ cuidou do meu cachorrinho.
 f) ___________ me levam a lugares incríveis.

Separe os sujeitos e predicados e indique-os em seguida:

a)A carrocinha levou meu cachorro. 
 b) A mãe levantou-se aborrecida.
 c)Arroz e feijão não saíam de nossos pratos.
 d)Os cravos brancos embelezam os campos.
 e)O Pedro dorme cedo.
 f)Nós vamos ao cinema.
 g)Maria e Pedro regressaram da festa.
 h)O professor e os alunos participaram da competição.
 i)Maria é uma garota bonita.
j- ,João  é astuto.
 k)Paula e Carla fizeram compras no sábado.
 l)Eu sou uma garota doce.
m)Paulo e o amigo Bruno saíram para almoçar.
 n)Os dois sumiram.
o)A existência é frágil.

 O    Rei
O rei não fazia nada 
 contra tal situação; 
 pois nem mesmo acreditava 
 nessa modificação.
 E se não via os pequenos 
 e sua voz não escutava,
 por mais que eles reclamassem 
 o rei nem mesmo notava.
                    (Ruth Rocha) 

 
 
Pessoas grandes e fortes 
 O rei enxergava bem.

Mas se fossem pequeninas,
 e se falassem baixinho,
 o rei não via ninguém.
 Por isso, seus funcionários 
tinham de ser escolhidos 
 entre os grandes e falantes,
 nem sempre muito bem nutridos.
 Que tivessem muita força
e que fossem bem-nascidos.
 E assim, quem fosse pequeno,
 da voz fraca, mal vestido,
 ele nunca, nunca era ouvido.

 01-O texto “O Rei” é um poema porque está escrito em versos. Pense e responda:
 a)Cada linha do poema chama-se   verso. Quantos versos tem esse poema?
 b)Os versos são organizados em  estrofes. Quantas estrofes tem o poema?
 c)Há algumas palavras no final dos versos que rimam com outras. Exemplo: situação/modificação. Encontre outras palavras  que rimem no poema.

02-Em“Quem fosse pequeno, da voz fraca, mal vestido, ele nunca, nunca era ouvido” , pense e responda:
 a)Que sentimentos o rei tinha pelos pequenos?
 b)
Por que o rei tratava-os dessa forma?

03-Marque a alternativa qu
e mostra quem são as pessoas “grandes e fortes” a que se refere a autora:

a)As pessoas altas e gordas do reino.
 b)As pessoas nobres e influentes do reino

04-Se você encontrasse com esse rei, o que gostaria de dizer?
 05-Explique com suas palavras o que quer dizer
“bem -nascido”.



 extraída da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário