Trabalhando valores - sugestões de
atividades
- Expor o projeto e explicar como será trabalhado durante o ano
letivo, através da dinâmica do jogo das virtudes.
- Montar a escada dos valores para cada turma envolvida.
- Assistir a fita de vídeo Na era do gelo. Um filme que aborda muito
bem a amizade, o companheirismo, a honestidade e a ajuda ao próximo.
- Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores
trabalhados.
- Atividades referentes ao temas trabalhados, como: cruzadinhas,
desenhos, produções textuais, interpretações, etc.
- Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar
se houve progressos, se não houve, quais os motivos.
- Avaliação semanal do projeto pelos professores envolvidos,
supervisão e orientação, tomando as medidas cabíveis para o sucesso do
projeto.
- Utilizar-se de música ambiente nas atividades.
- Realizar dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de
valores, comportamento e atitudes.
- Confecção de murais sobre valores fixados pela escola.
- Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
- Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
- Identificar, registrar e praticar outros valores, que adicionaremos
às atividades e ao nosso dicionário.
- Confeccionar Dicionário dos Valores – Montar um livrinho
registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário.
- Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.
- Na escada dos valores, à medida que os objetivos forem alcançados
pelos alunos, a turma que chegar primeiro no topo da escada, receberá como
prêmio, uma tarde de cinema, pipoca e refrigerante.
- Ao término, recomeçamos a escada dos valores novamente. (isto se o
os degraus forem preenchidos até o final do ano letivo).
- Paralelamente, acontecerá leitura semanal do livro Soprinho no
Bosque Encantado, seguido de desenho da cena em questão, aonde a cada
semana irão completando os quadros, à medida que o projeto se desenvolve.
- Terminada a leitura do livro e os desenhos prontos, será
reconstruída coletivamente a história, baseando-se nos desenhos
realizados.
- Cada aluno fará o seu comentário do: “como era antes” e “como é
agora”.
- Montar um livro por sala, escolhendo os melhores desenhos.
ATIVIDADES:
"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
Valores a serem trabalhados:
AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO – RESPONSABILIDADE – DISCIPLINA – HONESTIDADE – PACIÊNCIA – DEDICAÇÃO – PARTILHA – COMPANHEIRISMO.
Histórias – a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. Alguns contos e fábulas de Esopo e La Fontaine.
“Fitas de Vídeo – “Na era do gelo”, “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo e “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “Desenhos do Pokémon”, ‘Doze é Demais”.
"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
Valores a serem trabalhados:
AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO – RESPONSABILIDADE – DISCIPLINA – HONESTIDADE – PACIÊNCIA – DEDICAÇÃO – PARTILHA – COMPANHEIRISMO.
Histórias – a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. Alguns contos e fábulas de Esopo e La Fontaine.
“Fitas de Vídeo – “Na era do gelo”, “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo e “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “Desenhos do Pokémon”, ‘Doze é Demais”.
Dinâmicas de Grupo
Jogo das Virtudes
Baseado na atividade proposta por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.
Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução da vida.
Idade Sugerida: De 10 a 14 anos.
Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador).
1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.
2) Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.
3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. Veja abaixo as dez questões e respostas:
Recreio com cores
O professor deve preparar cartões coloridos de acordo com o número de
alunos.
Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco
e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio
com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês
receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio
colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada
grupo."
A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para
brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida
(o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de
alguns valores
Correio da Amizade
Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para
ele;
A turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da
revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas
residências de cada um!
Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula.
Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula.
Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências.
Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.
Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
Cantinhos
Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos:
"Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que
retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos
ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do
desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.)
"Galeria do posso, não posso"
Cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de
desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de
atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período
letivo.
Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles que elaboram,
as regras.
Confeccionar dobraduras como: Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e
passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das demais
salas de aula. É só aguardar o resultado!
A Árvore da Vida
Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião com Pais.
Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
Dinâmica das flores
Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
Dinâmica das flores
A professora chega na classe com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês!
Mas por que será?
Vamos, antes, conversar sobre a beleza que cada uma destas flores
possui.
João, que beleza você vê na margarida?
E você, Gisele, fale-nos o que há de bonito na camélia..."
Após toda exploração, a docente distribui as flores no meio do círculo
de crianças e fala: "As flores são como as pessoas.
Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor
comprida, a baixa...mas todas são flores e possuem a sua beleza.
Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa...mas todas são pessoas e
possuem a sua beleza."
Nesse momento a professora pode refletir alguns valores como: respeito,
a amizade e compreensão e solicitar, então, que cada aluno escolha uma das
flores para levar para casa como marco dessa reflexão.
Essa é uma das muitas vivências que se pode fazer com os pais numa
reunião ou explicar para a mãe, citada no exemplo acima, que essa será a
estratégia utilizada pela professora.
A Indisciplina na sala de aula
Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado
Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado
Primeiro dia de aula. Professor novo.
Turma pouco afeita ao estudo. No caminho para seus novos afazeres os corredores
da escola não parecem nada animadores para o recém-chegado professor. Na sala
de aula todos os alunos estão de pé, circulando despreocupadamente, sem
qualquer tipo de compromisso com o trabalho que está apenas começando.
Querem falar de outros assuntos, mais
próprios e interessantes em sua opinião para pessoas que, como eles, estão em
idade para freqüentar o Ensino Médio. Matemática não lhes parece parte
integrante dos conhecimentos que necessitam para sobreviver na selva que
percebem em seus cotidianos. Jaime, seu novo professor, mal consegue se
apresentar, pois é interrompido com menos de 10 minutos em sala de aula pelo
acionamento do sinal que faz com que todos os alunos saiam rapidamente da
classe.
É apenas mais uma entre várias
“brincadeiras” promovidas pelos alunos para interromper o trabalho que está
sendo desenvolvido. Numa outra aula, quando as primeiras páginas do livro
estavam sendo abertas no capítulo sobre frações e porcentagens, surgem dois
novos alunos, atrasados, que trazem consigo justificativas que lhes permitem
permanecer na aula.
Nenhum dos dois tem os materiais
apropriados e ainda desrespeitam o professor com gestos obscenos. Ao ser
interpelado pelo professor no final da aula um dos estudantes diz que não tem
qualquer interesse pelo que está sendo ensinado e, além disso, ameaça o
professor.
Para desestabilizar ainda mais as
aulas de matemática, os jovens amotinados passam a assistir a aula tendo a seu
lado outras pessoas que, como eles, não estão dispostos a estudar e que, da
mesma forma como os primeiros, querem ameaçar e boicotar os esforços de Jaime.
Para piorar ainda mais a situação, entre os outros membros do corpo docente a
descrença na capacidade dos estudantes também se faz notar.
Nas reuniões pedagógicas ou mesmo nos
intervalos (na sala dos professores), fica claro para o novo professor de
matemática que entre seus colegas de trabalho não há nenhuma perspectiva positiva
quanto ao futuro de seus novos alunos. Nem mesmo entre os pais a educação é
vista como uma possibilidade de crescimento, de amadurecimento e de melhores
chances no futuro...
A seqüência de acontecimentos acima
descrita poderia retratar fatos ocorridos em qualquer escola do Brasil.
Apresenta o que para muitos que trabalham com educação seriam situações
corriqueiras, do cotidiano de seu trabalho.
Trata-se, entretanto de um recorte
feito a partir do filme “O Preço do Desafio” (Stand and Deliver), do diretor
Ramon Menendez, produzido pela Warner Bros em 1988 a partir da história real de
Jaime Escalante, um professor de matemática.
Quando nos referimos a Instituição
Escolar, não podemos deixar de enfocar essa questão que suscita muitas dúvidas
a educadores, diretores, pais e até mesmo a alunos: a indisciplina.
- O que é uma classe indisciplinada?
- O que o professor pode fazer para
ter controle perante situações de indisciplina?
No ambiente escolar em que trabalho,
as principais queixas dos professores relativamente à indisciplina são: falta
de limite dos alunos, bagunça, tumulto, mau comportamento, desinteresse e
desrespeito às figuras de autoridade da escola e também ao patrimônio; alguns
professores apontam que os alunos não aprendem porque são indisciplinados em
decorrência da não imposição de limites por seus familiares; o fracasso escolar
seria então o resultado de problemas que estão fora da escola e que se
manifestam dentro dela pela indisciplina; de acordo com esses professores, nada
pode ser feito enquanto a sociedade não se modificar. Condutas como essas são
também observadas em outras instituições particulares e em escolas públicas.
Podemos afirmar que no mundo atual a maioria das escolas enfrenta estas
questões, que perduram há anos, sofrendo obviamente alterações históricas de
acordo com as contingências sócio-culturais.
Atualmente a indisciplina tornou-se um “obstáculo” ao trabalho pedagógico e os professores ficam desgastados, tentam várias alternativas, e já não sabendo o que fazer, chegam mesmo em algumas oportunidades a pedir ao aluno indisciplinado que se retire da sala já que ele atrapalha o rendimento do restante do grupo. Nesses casos, os alunos são encaminhados ao Serviço de Orientação Educacional. Muitas vezes há pressões por parte dos professores para que sejam aplicadas punições severas a esses estudantes.
Atualmente a indisciplina tornou-se um “obstáculo” ao trabalho pedagógico e os professores ficam desgastados, tentam várias alternativas, e já não sabendo o que fazer, chegam mesmo em algumas oportunidades a pedir ao aluno indisciplinado que se retire da sala já que ele atrapalha o rendimento do restante do grupo. Nesses casos, os alunos são encaminhados ao Serviço de Orientação Educacional. Muitas vezes há pressões por parte dos professores para que sejam aplicadas punições severas a esses estudantes.
- Como agir nessa situação? De que
forma ajudar?
O que é uma Classe Indisciplinada?
Para iniciarmos uma reflexão sobre
essas questões, vamos destacar o que significa a palavra indisciplina a partir
de algumas definições quanto ao termo.
Indisciplina
– procedimento, ato ou dito contrário à disciplina; desobediência, desordem,
rebelião. (Dicionário Aurélio).
De acordo com o sociólogo francês
François Dubet (1997), “a disciplina é conquistada todos os dias, é preciso
sempre lembrar as regras do jogo, cada vez é preciso reinteressá-los, cada vez
é preciso ameaçar, cada vez é preciso recompensar”. Isso nos coloca diante de
um antônimo de indisciplina, nos lembrando que o respeito às regras dentro de
uma instituição é de fundamental importância para o seu funcionamento pleno e
que, conseqüentemente, a indisciplina representa a ameaça pela desobediência às
regras estabelecidas. Por isso Dubet ressalta a necessidade dos professores
relembrarem as regras e estimularem o seu cumprimento no decorrer do ano
letivo.
Segundo o professor Júlio Groppa
Aquino: ”O conceito de indisciplina, como toda criação cultural, não é
estático, uniforme, nem tampouco universal. Ele se relaciona com o conjunto de
valores e expectativas que variam ao longo da história, entre as diferentes
culturas e numa mesma sociedade.”
Groppa ressalta que a manutenção da
disciplina era uma preocupação de muitas épocas como vemos em textos de Platão
e nas confissões de Santo Agostinho, de como a sua vida de professor era
amargurada pela indisciplina dos jovens que perturbavam “a ordem instituída
para seu próprio bem”.
Diante dessa ideia de Júlio Groppa,
não podemos deixar de lembrar da forma como as escolas até os anos 1960,
conseguiam fazer com que seus alunos se comportassem. A disciplina era imposta
de forma autoritária, com ameaças e castigos.
Os educandos temiam as punições e
esse medo levava a obediência e a subordinação. Além de submetidos a uma
rigorosa fiscalização, não podiam se posicionar utilizando-se de
questionamentos e reflexões. Os professores eram considerados modelos e, em
virtude do conhecimento que possuíam, agiam como donos do saber.
“A educação se torna um ato de
depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante”
(Freire, 1998) por isso passa a ser chamada de “educação bancária”. Segundo a
educadora Rosana Ap. Argento Ribeiro, “a educação bancária é classificada
também como domesticadora, porque leva o aluno a memorização dos conteúdos transmitidos,
impedindo o desenvolvimento da criatividade e sua participação ativa no
processo educativo, tornando-o submisso perante as ações opressoras de uma
sociedade excludente. O papel da disciplina na educação bancária é fundamental
para o sucesso da aprendizagem do aluno. Nela, a obediência e o silêncio dos
alunos são aspectos importantes para garantir que os conteúdos sejam
transmitidos pelos professores”.
Atualmente, nos primeiros anos do
século XXI, estamos vivendo num outro contexto. Influenciados por mudanças
políticas, sociais, econômicas e culturais, professores e alunos, e mesmo a
própria instituição escolar, assumem um papel diferente na sociedade. Nessa
nova realidade a educação bancária já não deveria ser aplicada dentro das
escolas.
Acredita-se hoje que os professores
devem estar mais preocupados com seu aperfeiçoamento, permitindo que seus
alunos questionem, tirem suas dúvidas, se posicionem. Enquanto os alunos, por
sua vez, têm mais acesso à informação, se consideram livres para questionar,
criar e participar. Outro aspecto importante quanto à educação no 3° milênio
refere-se ao fato de que a instituição escolar deveria estar mais aberta para a
participação dos pais e da comunidade em suas atividades e mesmo, nas propostas
curriculares.
François Dubet reforça a idéia de que
“os professores mais eficientes são, em geral, aqueles que acreditam que os
alunos podem progredir, aqueles que têm confiança nos alunos. Os mais
eficientes são também os professores que vêem os alunos como eles são e não
como eles deveriam ser”.
Quanto às afirmações anteriores
percebo em minha realidade que alguns professores se mostram preocupados quanto
a sua formação e prática profissional enquanto uma quantidade expressiva ainda
demonstra grande resistência à reflexão e ao aperfeiçoamento do seu trabalho
por se considerarem experientes e prontos para o exercício do magistério.
No que se refere aos estudantes é
possível verificar que há um grande incentivo da família quanto aos estudos e
ao mesmo tempo há um maior acesso a recursos que facilitam e promovem o
processo de ensino-aprendizagem, como livros, computadores, internet, revistas,
jornais, filmes... Essa circunstância realmente os torna mais críticos,
questionadores e participativos. Porém, nem todos conseguem utilizar essas
ferramentas de forma consciente e produtiva.
Os pais, por sua vez, comparecem a
escola para presenciar a apresentação de trabalhos realizados por seus filhos
apenas como observadores, sem posicionamentos mais efetivos e críticos. Há,
porém baixo índice de comparecimento nas reuniões solicitadas pela escola,
especialmente entre os pais cujos filhos freqüentam turmas da sexta série do
ensino fundamental ao ensino médio.
O que o professor pode fazer para ter
controle perante situações de indisciplina?
Sabemos que para obter disciplina em
qualquer ambiente em que vivemos não podemos deixar de falar de respeito.
Segundo Tardeli (2003), o tema respeito está centralizado na moralidade. Isso
quer dizer que cada pessoa tem, junto com sua vida intelectual, afetiva,
religiosa ou fantasiosa, uma vida moral. E o primeiro a atribuir um significado
a moralização e inserir no conceito de ética foi o filósofo Demócrito.
Sabemos que atualmente o papel do
professor dentro da escola é muito mais abrangente, pois ele precisa estar
atento às capacidades cognitivas, físicas, afetivas, éticas e para preparação
do educando para o exercício de uma cidadania ativa e pensante.
Será que sabemos ouvir nossos alunos?
O diálogo envolve o respeito em saber ouvir e entender nossos alunos, mostrando
a eles nossa preocupação com suas opiniões e com suas atitudes e o nosso
interesse em poder dar a assistência necessária ao aperfeiçoamento do seu
processo de aprendizagem.
É também compromisso do educador se
preocupar com a disciplina e a responsabilidade de seus alunos. Para Piaget
(1996), “o respeito constitui o sentimento fundamental que possibilita a
aquisição das noções morais” .Conseguimos atingir a responsabilidade,
desenvolvendo a cooperação, a solidariedade, o comprometimento com o grupo,
criando contratos e regras claras e que precisarão ser cumpridas com justiça.
O professor passa a se preocupar com
a motivação de seus alunos, tendo maior compromisso com seu projeto pedagógico
e as questões afetivas, obtendo dessa forma uma relação verdadeira com seus
educandos. Sob uma visão Piagetiana, o professor que na sala de aula dialoga
com seu aluno, busca decisões conjuntas por meio da cooperação, para que haja
um aprendizado através de contratos, que honra com sua palavra e promove relações
de reciprocidade, sendo respeitoso com seus alunos, obtendo dessa forma um
melhor aproveitamento escolar.
Segundo Tardeli (2003), “Só se
estabelece um encontro significativo quando o mestre incorpora o real sentido
de sua função, que é orientar e ensinar o caminho para o conhecimento, amparado
pela relação de cooperação e respeito mútuos”.
Como agir nessa situação? De que
forma ajudar?
Não podemos deixar de ter como foco
em nosso trabalho o SER HUMANO. Precisamos valorizar as pessoas. Uma frase de Walt
Disney ilustra bem essa idéia: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o
lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário TER PESSOAS para
transformar seu sonho em realidade”. Estamos envolvidos com pessoas em nosso
dia a dia: alunos, professores, pais, coordenadores, orientadores e diretores
e, por isso, precisamos aprender a trabalhar em equipe para obter uma
instituição forte, competente e coesa. A qualidade é obtida através do esforço
de todos os seus integrantes, onde cada profissional é importante e cada aluno
também. A escola é uma organização humana em que as pessoas somam esforços para
um propósito educativo comum.
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=733
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