Acertar a Lata
Material: 6 latas de alumínio, 3 bolas de tênis, giz.
Colocar 6 latas iguais numa superfície a
Cada jogador receberá três bolas para tentar derrubar as latas. Conta-se um ponto por cada lata derrubada. E três pontos a mais para quem conseguir derrubar todas.
Adoletá
A-do-le-tá, Le-pe-ti , Pe-ti-pe-tá, Le café com chocolate, A-do-le-tá
Os componentes fazem formação de roda, onde se desloca a mão direita de forma a bater com a palma no dorso da mão direita do seu componente do lado e assim em diante. Este movimento segue a silabação da música. O último a ser batido de acordo com a silabação da música sai da brincadeira.
Anjo do Bem, Anjo do Mal
São escolhidas duas crianças uma para ser o Anjo do Bem e a outra o Anjo Mal. Uma outra criança dá a cada uma das outras restantes um nome de fruta, ou uma cor, cochichando-lhe no ouvido.
Inicia-se o jogo com o diálogo: Toc, Toc
A mesma criança que escolheu o nome das frutas e que designou a cada é o porteiro e diz:
Quem bate?
Dependendo da vez, a criança que bate responde: Anjo do Bem ou Anjo do Mal
A criança ( porteiro) diz: O que você quer?
Anjo do Bem ou Anjo do Mal responde: Uma fruta (ou cor )
A criança ( porteiro) pergunta: Que fruta? (ou cor)
A partir daí, o Anjo do Bem ou o Anjo do Mal tem três opções. Se entre as três opções não tiver nenhuma criança que tenha o nome da fruta( ou cor), será então a vez do outro anjo. Se acertar, a criança (fruta ou cor) pertencerá ao Anjo que acertou.
Ganha quem possuir mais crianças.
Exige noção de ordem e alteração por parte dos anjos do Bem e Mal. Também é necessário que as crianças memorizem as frutas ou cores que as representam.
Chicotinho Queimado
Um dos participantes será o Chicotinho queimado.
Ele irá esconder um objeto para que os outros o encontrem. Quando alguém se aproximar do objeto o Chicotinho queimado vai dando pistas: Diz “Quente” se a pessoa estiver perto do objeto, “frio” se estiver longe, “morno” se estiver se aproximando.
Ganha quem achar o objeto, será a sua vez de escondê-lo.
De Havana veio um Barco
Um jogador diz em voz alta: “De Havana veio um barco carregado de...” e acrescenta o nome de um produto que pode ser transportado por barco. Exemplo: laranja.
O jogador seguinte deve dizer o nome de outra mercadoria que comece com a mesma letra que a primeira, por exemplo: “De Havana veio um barco carregado de lápis”.
Quando um jogador não conseguir lembrar de algum produto que não foi falado será eliminado.
Depois que alguém for eliminado o jogador que ficou por ultimo começa o jogo com outra letra.
Passa Anel
As crianças se colocam em fila, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas. Uma delas é escolhida para passar o anel que está entre as mãos da criança.
Inicia-se o jogo com a criança que está com o anel, passando de uma em uma das crianças, tentando deixar o anel por entre mãos unidas: "Tome este anelzinho e não diga nada a ninguém".
Após ir em todas as crianças, ela já deverá ter deixado o anel com uma delas. Após isso, a criança que estava com o anel e que o passou a outra, pergunta a qualquer uma das crianças, menos àquela que esta com o anel: Com quem você acha que está o anel? Se a criança escolhida acertar, deverá pagar uma prenda.
O anel pode ser substituído por uma pedrinha
Telefone sem fio
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.
O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
Queimada, Queimado ou Bola Queimada
Tradicional jogo com bola, para crianças e adultos. Ganha o jogo a equipe que "queimar" todos os jogadores adversários.
Formam-se dois grupos e cada grupo fica em um lado do campo. No fundo de cada lado do campo, marca-se uma linha, que marcará o poço, para onde deverão ir os jogadores queimados.
Tem início o jogo. As jogadas são sempre alternadas por equipe. Escolhe-se a equipe que dará início ao jogo e um jogador desta pega a bola e a atira no grupo adversário. O objetivo é "queimar" alguém. Um jogador é queimado quando a bola bate nele, e depois cai no chão. Se a bola é agarrada por qualquer membro da equipe, o jogador é salvo. Se a bola bate em um jogador, e depois em outro, sempre o último jogador em quem a bola bateu que é o queimado. O jogador queimado deverá então ir para o poço, que fica atrás da linha de fundo do campo adversário.
Quando algum jogador da equipe está no poço, pode-se tentar salvá-lo "cruzando" a bola para ele, isto é, arremessando a bola bem alto para que ela alcance o poço sem que nenhum jogador adversário a agarre. O jogador que está no poço então, deverá tentar "queimar" um adversário, conquistando assim o direito de voltar para o seu campo. Mas não é obrigatório que a equipe que tenha algum jogador no poço adversário cruze as bolas para ele, ela poderá simplesmente continuar tentando queimar os adversários.
Ganha o jogo a equipe que "queimar" todos os jogadores da equipe adversária.
Que bicho eu sou?
Número de participantes: No mínimo três
É uma brincadeira bem divertida.
Uma pessoa escreve o nome de vários bichos (pode ser um desenho) , um em cada folha de papel.
Esses nomes devem ser colados nas costas dos participantes sem que eles vejam qual o bicho.
Cada participante terá que adivinhar o animal que virou fazendo perguntas sobre as características do bicho aos outros participantes.
As respostas devem ser sim ou não.
O último a descobrir sai da brincadeira e passa a colar o nome dos bichos nos vencedores.
A Forca
Um jogador pensa numa palavra e desenha na lousa ou em uma papel, traços correspondentes as letras da palavra que pensou.
Em seguida os demais jogadores , cada um na sua vez, irão tentar adivinhar a
palavra, dizendo as letras que acham que está faltando. Para cada letra errada uma parte do enforcado é desenhada.
São permitidos 10 erros. A forca é desenhada com 5 traços e o enforcado com 6.
Se o desenho do enforcado for completado ganha o jogo quem pensou na palavra.
Mímica
A partir de 4 pessoas
Dividir o time em dois.
Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe.
A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma.
Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto.
Se não acertar, ganha a equipe adversária.
Estátua
Para essa brincadeira é bom ter mais de 3 pessoas.
Você vai precisar de um aparelho de som.
Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som.
Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"!
Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro.
Não vale fazer cócegas.
Quem se mexer ou rir primeiro paga uma prenda e vai para o lugar do animador.
Bom Barqueiro ou Passarás
Primeiro temos que escolher dois participantes que serão a ponte dando as mãos um para o outro, sem que o restante da turma saiba eles decidem quem será pêra ou maçã. Os demais fazem uma fila que passará por debaixo da ponte.
A dupla que é a ponte canta:
Passarás, passarás
Mas algum há de ficar
se não for o da frente
tem que ser o de trás
Nesta hora (quando fala “ de trás”) a dupla prende nos braços quem está passando e perguntam baixinho sem que os outros ouçam:
_ Você quer pêra ou maçã?
O Participante escolhe e vai para trás de quem representa a fruta que ele escolheu.
No final ganha o participante que tiver mais gente atrás , ou seja a fruta mais escolhida.
Batatinha Frita
Um Participante devera ficar de costas para o grupo junto a uma parede
Os outros ficam lado a lado e vão andando a medida em que o participante de costas conta: “batatinha frita um, dois, três” e ao virar-se rapidamente quem for visto se movimentando volta para o começo.
Ganha o participante que chegar primeiro ao lugar do contador
Boca de forno
Primeiro uma pessoa é eleita como "o senhor" , esta pessoa irá dar as ordens na brincadeira ,os demais participantes terão apenas que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.
Senhor: - Boca de Forno
Crianças - Forno!
Senhor: - Faz o que eu mandar?
Crianças: - Faço
Senhor: - Se não fizer?
Crianças: - Toma bolo.
Então o Senhor manda que as crianças peguem um objeto.
Bandeirinha
Formam dois grupos ou dois times, com o mesmo número de crianças. Podem ser do mesmo sexo ou não. Uma linha é traçada dividindo os dois campos. É fixada uma bandeirinha ( que pode ser também um pedaço de pau) em cada campo. As duas bandeirinhas ficam na mesma distância da linha central.
Depois disso, começa o jogo quando os membros dos grupos tentam entrar no campo do outro, tentando trazer da bandeira para o seu campo. O time que conseguir primeiro é o vencedor.
Durante o jogo a criança que for pega dentro do campo adversário será "colada". Se for pega com a bandeirinha na mão, ficará "colada" no local onde a bandeirinha estava fixada.
Se a criança colada não estiver com a bandeirinha na mão, ficará colada no lugar onde for pega. No início do jogo se decide se é do "puxa" ou não.
O time é tirado no par ou impar.
A criança pode ser deslocada por outro jogador do seu time que por acaso chegue ao campo adversário.
Lista de Palavras
Fazer uma lista de palavras com 10 categorias, iguais para todos os participantes. Por exemplo: Nomes próprios, animais, peças de roupas, carros, frutas, países, vegetais.
Em seguida um jogador diz uma letra, todos os demais devem anotar por categoria palavras que comecem com aquela letra.
O participante que terminar primeiro diz “Pare”.
Cada palavra vale 10 pontos, cada palavra repetida vale 5, somam-se os pontos e anotar no total.
Ir jogando com outras letras e no final somar toda a pontuação .
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.
O Gato e o rato
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.
Esconder a varinha
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.
Acertando o gol
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.
Desenhando com os olhos vendados
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.
Soltando balões
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.
Bombardeio de Perguntas
Forme grupos com o mesmo número de pessoas. Cada grupo escolhe um representante e o nome de um personagem bíblico. O representante de um grupo vai até o outro grupo, e os membros deste lhe dirigem perguntas que só podem ser respondidas com: “Sim”, Não”, “Não sei”. Deve-se marcar um tempo para as perguntas. Em cada rodada, novos representantes podem ser nomeados. Será vencedor o grupo que adivinhar mais vezes o nome do personagem escolhido.
Gincana Musical
De cada vez, dar algumas palavras chaves de hinos, ou corinhos, como por exemplo: “alma sequiosa, Salvador, aleluia, vencendo”. Quem cantar primeiro, será premiada.
Corrida de versículos
Distribuir papel e lápis a cada grupo de
Batata quente
Uma bolsa pequena contendo cartões com perguntas, ou alguma ordem. Exemplo: Quantos anos tem o Trabalho Feminino? / Abrace quem está a sua direita / Como se chama a Presidente de nossa Federação? / Cante um corinho. com a palavra “x”. A bolsa vai passando de mão em mão, ao som de uma melodia, que é interrompida bruscamente. Quem estiver com a bolsa (batata quente) tira uma tarefa e cumpre. Se errar sai fora. Acabando os cartões, termina a brincadeira com o prêmio (uma caixa de bombons ou balas) distribuído entre as vencedoras.
Coitadinho do Gatinho
As participantes em círculo. Uma é escolhida para fazer o papel de gatinho. Imitando o bichinho, ela aproxima-se das outras (uma de cada vez) e vai tentar provocar risadas. A que está sendo provocada deve fazer carinho na cabeça do gato, dizendo: “Coitadinho do gatinho”. Se o gatinho atingir seu objetivo, é substituído por aquela que não conseguiu ficar séria.
Quem me toca
Uma pessoa é escolhida, seus olhos são vendados e separa-se do grupo, enquanto uma segunda pessoa é escolhida para ser identificada pela primeira. A de olhos vendados é chamada de volta e fica num canto da sala, de costas para as demais. Haverá três chances, não conseguindo acertar, terá de pagar uma prenda. 1ª chance: a dirigente apresenta as qualidades pessoais da escolhida (inteligente, educada, extrovertida, canta no Coral, etc); 2ª chance: a dirigente apresenta as qualidades físicas da escolhida (alta, magra, cabelos lisos e claros, etc); 3 ª chance: a pessoa escolhida coloca as mãos no ombro da que está com os olhos vendados. Esta, por sua vez, pega a sua mão e tentar adivinhar quem a está tocando.
Aprendendo a rimar
O grupo em círculo. A dirigente entregará a uma das participantes uma caixa vazia e dirá; “O que você deseja que esteja dentro desta caixa?” A pessoa dirá o nome de alguma coisa e passará a caixa para a vizinha da esquerda. Esta pegará a caixa e terá que dizer o nome de uma coisa que rime com a palavra anterior. Passará à pessoa seguinte, e assim por diante. A palavra chave foi, por exemplo, “lata”, imediatamente, sem repetir vocábulos, outras vão sendo ditas: mata, ata, batata, pata, etc. Quem errar sai fora. A brincadeira continua com outras palavras, até que reste uma só pessoa.
ATIVIDADES BÍBLICAS
( Adequadas para pausas de descanso nas caminhadas,
ou para dias de chuva )
DOMINÓ BÍBLICO 1
1 - O primeiro participante diz um nome da bíblia (
pode se convencionar só nomes de pessoas, cidades, etc ).
2 - O próximo participante deverá dizer um nome
começado com a última letra do nome mencionado pelo anterior.
Por exemplo : 1 ) Moisés - 2 ) Samuel - 3 ) Lameque
- 4 ) Esaú - 5 ) Urias, etc.
3 - Em caso de dúvida quanto a grafia ou existência
do nome, o participante deve mostrar a passagem onde este nome é citado ou ter
um tempo ( 30 segundos ? ,
1 minuto ? )
para acha - lo em sua bíblia. Caso não o encontre, está fora, mesmo que durante
este tempo lembre de outro nome ( p/ evitar alegações de que o achou enquanto
procurava o nome discutido ).
4 - Único nome bíblico fora da brincadeira : Félix
( não existem nomes na bíblia começados com x ).
5 - A medida que os participantes ou não lembram,
ou esgotam o tempo concedidos a eles, vão sendo eliminados. O último a dizer um
nome é o vencedor desde que se lembre de mais um nome começado com a letra da
seqüência.
Por exemplo : Restando apenas 2 participantes 1
deles diz o nome Onésimo. Caso o outro participante não se lembre de nenhum
nome começado com a letra "O", o participante que disse Onésimo
deverá dizer outro nome começado com "O", como Orfa, Onã, Onri, etc,
para ser o vencedor. Caso nenhum dos dois se lembre, haverá empate.
6 - A medida que os desbravadores vão descobrindo
as genealogias, para mante - los no verdadeiro objetivo do jogo que é estimulo
ao estudo da Bíblia, pode - se dificultar o uso deste recurso através da
obrigatoriedade de dizer alguma coisa a respeito do personagem em questão, o
que no caso das genealogias força - los -á a decorarem no mínimo o nome do pai
do sujeito em questão ( por exemplo : Orem filho de Jerameel - I Cron. 2 : 25
).
7 - Também é eliminado da brincadeira quem repetir
algum nome já dito anteriormente, por isso é útil que cada participante vá
fazendo uma lista do nomes ditos, ou em caso de estar em sala, ser feita esta
anotação no quadro.
8 - Outra opção é a de se fazer o jogo em pequenos
grupos ( 2 ou 3 ) no máximo, onde cada grupo sugere um nome, em vez de
individualmente, especialmente se houver muitos juvenis não adventistas no
clube. ( problema : devido a necessitar de mais tempo para as confabulações,
desta forma é mais demorado ).
9 - Para que se possa fazer várias rodadas, e
premiar vários participantes, recomenda - se o uso de prêmios de valor baixo,
como bombons, adesivos, canetas, revistas, etc. Em caso de empate, premiar a
ambos. Não esquecer de dar algum prêmio de consolação aos demais participantes,
como um "bis", bala, etc.
DOMINÓ BÍBLICO 2
Este jogo é assim denominado mais por ter evoluído
a partir do anterior, do que por parecer - se com um dominó. A idéia nos
ocorreu após termos visto alguns desbravadores fazendo listas de nomes
começados com letras difíceis, notadamente a letra "O". Para dribla -
los procedemos da mesma forma que eles, mudamos a competição para listas de
nomes, conforme se segue :
1 - Convenciona - se uma seqüência de letras ( em
ordem alfabética, somente vogais, somente consoantes, etc ).
2 - Convencionando-se a ordem alfabética ( por ex.
), o primeiro participante diz um nome começado com a letra A.
3 - Sucedem - se os participantes, dizendo nomes
começados com A, sendo eliminados os que não se lembrarem de novos nomes, sendo
declarado vencedor da etapa A, o último a se lembrar de um nome começado com a
referida letra. ( Assim existe um pequeno componente de sorte ).
4 - A seguir repete - se o procedimento com a letra
seguinte convencionada ( no caso "B" ).
5 - Podem ser feitas quantas letras o tempo
permitir naquela reunião, continuando - se a seqüência nas próximas reuniões. (
Isto também estimula os desbravadores a não faltarem ).
6 - Da mesma forma que o anterior, assim há
possibilidade de termos vários "vencedores" na mesma reunião, o que
atenua a possibilidade de hostilidade e exacerbação do espírito de competição
entre eles.
FORCA BÍBLICA
O nome já deixa claro o que é o jogo, uma adaptação
do conhecido jogo da forca com o uso de nomes bíblicos. Para evitar dissensões
vão aqui algumas sugestões, que podem ser adaptáveis a várias formas de jogar :
1 - Para relembrar a seqüência do jogo: É escolhido
um nome por cada grupo que participa ( entre 2 a 5 pessoas ), sendo
fornecidas uma dica a respeito do nome, e todas as ocorrências de uma
determinada letra.
Por exemplo : _ _ _ _ A _ A _ , e a seguinte dica :
REI, e a partir de então o grupo que está tentando adivinhar vai propondo
letras. Torna - se mais interessante se dois ou três grupos tentam adivinhar
simultaneamente, propondo nomes entre si : 1º X 2º, 2º X 3º, 3º X 1º.
2 - Para evitar desequilíbrios, as palavras e dicas
podem ser escolhidas por quem está organizando a brincadeira.
Um exemplo claro de desequilíbrio seria para
concorrer com a palavra anterior, se fosse sugerida pelo outro grupo o seguinte
: _ _ _ I , MELHOR REI DE ISRAEL, ( palavra com menos letras, dica muito
explícita - muito fácil ).
Naturalmente há casos em que a palavra é difícil,
como por exemplo : _ _ _ _ I _ , MATOU UM LEÃO NO INVERNO. Para casos assim
difíceis, deve - se dar uma segunda dica faltando dois traços para o
enforcamento total, e a segunda dica seria : UM DOS 30 VALENTES DE DAVI. Não
ajudou muito, né ? ( ou seja, querendo complicar é possível ).
3 - Prosseguindo o jogo, a cada letra errada
sugerida faz - se um traço do bonequinho na forca, e que pode ter vários níveis
de detalhamento, desde os mais simples ( 5 itens - cabeça corpo e membros, como
ao lado, faltando uma perna ), ou de complexidade até "n" itens
desenhando nariz, boca, sobrancelhas, chapéu, bigode, etc.
4 - Dentro desta idéia geral podem ser feitas
adaptações de acordo com os desejos de cada grupo.
5 - Para jogos com vários grupos, cada grupo sugere
uma letra para a sua palavra alternadamente.
6 - Também a pontuação pode ser feita de várias
formas, se as palavras tem o mesmo número de letras, é mais fácil, dando um ponto
por letra que ficar faltando, ou pode ser feita a pontuação por palavras
acertada.
STOP BÍBLICO
Também é uma adaptação deste conhecido jogo, para
uso com nomes bíblicos. Da mesma forma comporta adaptações a gosto do grupo.
1 - Pode ser feita com os itens : Nomes de pessoa,
cidades, frutas, animais, instrumentos musicais ou de trabalho, profetas e
reis, rios, discípulos ou evangelistas, hinos, livros da bíblia, etc.
2 - Depois de definidos os itens, sorteia - se uma
letra.
3 - Os coordenadores da brincadeira dão o tempo
máximo da brincadeira ( por exemplo 1 minuto ). Se alguém termina antes deste
tempo grita stop, e os demais devem parar imediatamente, ( mesmo se estiver no
meio da palavra ). Caso ninguém termine antes do prazo estipulado, o coordenador
é quem fala stop, ao terminar o tempo.
4 - Contam - se então os pontos da seguinte forma :
Palavra original ( que ninguém mais tenha escrito )
: 10 pontos.
Palavra que mais uma pessoa tenha escrito : 5
pontos.
5 - Após um número de rodadas (definido previamente
para evitar chorumelas ), totalizam - se os pontos.
Letra
|
NP
|
Cidade
|
Fruta
|
Animal
|
IM / T
|
PR
|
Rios
|
D / E
|
B
|
||||||||
G
|
||||||||
?
|
OUTRAS
BRINCADEIRAS INTERESSANTES MAS QUE REQUEREM MAIS TEMPO
01 - Representar ou encenar uma passagem Bíblica -
CENA VIVA. Dar pontos pela melhor apresentação e pelo grau de facilidade para
entender a cena, ( uma variante desta brincadeira é tentar representar um
provérbio, outra variante é tentar de duplas, um deles tira um versículo da
"caixinha de promessas" e tenta interpretar com gestos para que o
outro adivinhe. Em todos os casos premiar a boa apresentação e inventividade e
não somente por descobrir o verso. Também é necessário que em caso de dúvida, o
verso seja inteligível ( ou não seja entendido ), por outras pessoas do grupo,
porque talvez a pessoa não esteja adivinhando por conhecer poucos versos ).
02 - Citar uma palavra e os participantes devem
cantar um hino que contenha a mesma.
03 - Concurso de memorização com versos ou salmos.
04 - Memória bíblica : Montar uma mesa com objetos
que lembrem histórias bíblicas, o grupo tem um tempo determinado para olhar,
depois devem dizer ou desenhar a ordem em que os objetos estavam e identificar
a estória com que se relacionam os objetos. Outra variante é relacionar os
objetos com versículos e em vez de identificar a historia, os participantes
devem falar um versículo que se relacione com cada objeto mostrado.
05 - Sons da natureza : Durante um passeio os
participantes devem ir tentando identificar o maior número possível de sons
diferentes, repetindo - os ou citando - os no final do mesmo.
06 - Combinações na Natureza : O líder deve ir
previamente a área onde o grupo passará, e ir coletando em um saco opaco
materiais da natureza, ( folhas, pedras, sementes, galhos, flores, etc ). A
medida que o passeio prossegue nos locais adequados, as amostras são retiradas
do saco e exibidas ao grupo, que então tenta combinar o material mostrado com
alguma outra coisa da área de visão imediata, continua - se a brincadeira até o
término do passeio ou dos objetos, dando pontos aos que acertarem ou que
demonstrarem criatividade.
07 - Caminhada Musical : Dividir o grupo em frações
suficientes para 4 subgrupos, encaminhando - os para os 4 pontos cardeais.
Definir um tempo de exploração. Ao caminhar o grupo vai anotando itens que
lembrem hinos ou cânticos. Não se deve levar o hinário juntos. Ao retornarem ao
ponto de partida na hora marcada ( premiar a pontualidade ), cada grupo diz que
hinos relacionou com que objetos da Natureza. Ao final fazer uma "festa
musical" com as músicas mencionadas.
08 - Caminhada Bíblica : Variante da anterior,
usando passagens ou histórias bíblicas como ponto de relação.
PERSONAGENS CÉLEBRES
Escrever o nome de personagens bíblicos com número
compatível ao de participantes, sem conhecimento dos mesmos. Fixar nas costas
de cada um. Todos passearão pelo ambiente e através de mímicas procurarão fazer
com que cada participante identifique o personagem que está afixado em suas
costas. Quem suspeitar de qual seja o
seu personagem falará ao professor, se estiver certo ele se sentará, caso
contrário, voltará a andar e procurar mais dicas.
CORRENTE DE PERSONAGENS
O grupo deve sentar em círculo.
Uma pessoa dá início a atividade mencionando o nome de um personagem bíblico.
Quem está ao seu lado deve citar o nome de outro personagem que comece com
a última letra do primeiro, mas não pode
repetir um nome que já tenha sido falado
anteriormente. Quem não souber vai saindo da brincadeira, até ficar o que será
o vencedor. Exemplo de uma corrente:
Davi-Isabel-Labão-Obede-Esdras-Samuel-Lameque-Ester...
QUEM SOU EU?
Dividir a equipe em dois
grupos. Cada grupo, um de cada vez, escolhe um personagem e diz ao outro
grupo: “Estou pensando em alguém cujo nome começa com _ _ _. O grupo adversário fará perguntas que só
poderão ser respondidas com “sim” ou “não”. Será anotado quantas perguntas
foram necessárias até o grupo descobrir
o personagem. Ganha o grupo que descobrir
com menor número de perguntas.
QUAL A LIGAÇÃO?
A turma é dividida
em grupos. O professor fará um desenho na lousa, levará objetos ou figuras e o grupo tentará descobrir a qual história aquele
objeto se relaciona. Exemplo: Leão-Daniel, Túnica-José, Peixe grande-Jonas,
Porco-Filho Pródigo, etc.
PESCARIA
Confeccionar varas de
pescar: cabo de vassoura ou vara, barbante, clipe para ser o anzol e “peixes”
de papel, contendo no verso perguntas relacionadas aos estudos bíblicos feitos.
Prenda um clipe em cada peixe para facilitar a pesca e encaixe-os numa bandeja
de areia. Cada grupo deverá pescar um peixe, mas para poder ficar com ele
precisa responder corretamente a pergunta que consta em seu verso. Vence o
grupo que conseguir juntar o maior número de peixes
MÃO NO SINO
Formar duas equipes e
dispô-las em filas, sendo que os primeiros participantes de cada equipe fique
de frente um para o outro. No meio dos dois primeiros da fila colocar uma
mesinha com um sino. O professor fará uma pergunta referente a algum assunto
bíblico já estudado e o que tocar primeiro o sino responderá a pergunta. Se
acertar, ganhará um ponto para a equipe, se errar, perderá um ponto.. No final
se somarão os pontos para verificar a equipe vencedora, esses pontos poderão
ser anotados na lousa pelo professor.
DESEJAR AO PRÓXIMO O QUE
DESEJA A SI MESMO
Material necessário:
lápis e papel
Desenvolvimento:
O professor formará um círculo e distribuirá para os membros do
grupo lápis e papel. Pedirá para cada um para escrever algum tipo de atividade
que gostaria que o colega sentado à esquerda
realizasse. Depois disso pedirá a
cada um que leia o que escreveu e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu
colega.
Compartilhar: Mostrar na prática que não devemos desejar
ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos. Mateus 7:12.
CÍRCULO FECHADO
Desenvolvimento: O professor pede a duas ou três pessoas
que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica combinará que eles
formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixarão de forma
nenhuma os componentes que estão fora da sala entrar no círculo. Com os
componentes que estão fora o professor combinará que eles devem entrar e fazer
parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa será interessante discutir
com o grupo como se sentiram não deixando
ou não conseguindo entrar no grupo.
Compartilhar:
Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras
pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos agido com as pessoas
novas na igreja?
QUEM SOU EU? Prepare faixas, tipo coroas, com os nomes abaixo e, sem que os participantes vejam, coloque as faixas na cabeça
dos mesmos.
Coloque-os de pé, em frente à congregação, para que todos saibam quem são os personagens, menos os participantes. Dê então as dicas:
A ressurreição ....................................... Lázaro
A graça de ser pai ................................. Abraão
Proteção de grandes perigos ................... Daniel
A cura e a restauração ............................ Jó
A graça de ser mãe ................................ Ana
Morreu cego ........................................... Sansão
Teve um grande e fiel amigo ..................... Davi
HINOS E MUSICAS
Solicite que um membro de cada equipe venha à frente. Se não há equipes, dois homens e duas mulheres, ex:Peça com antecedência que todos tragam seus hinários e, para a brincadeira, prefira o hinário básico, pequeno, porque todos deverão folhear os hinários paralelamente.Solicite que cada um abra o hinário no hino 1. Aí abre-se 4 folhas (todos juntos). Na página que parar, a primeira pessoa deverá cantar em alto e bom som, um dos hinos que lá estão. Cantou? Leve o microfone para a próxima pessoa. Aí todos devem virar mais 4 páginas. Quem não souber nenhum hino das duas folhas em que parou, está fora da brincadeira. E assim, chegará um momento em que nenhum hino é conhecido e vão saindo, saindo até que fica o vencedor. É legal pedir a participação da igreja! Quando um não souber, perguntem ao público se alguém conhece o hino para cantar e ganhar uma lembrança.
CORRIDA BIBLICA.
Colocam-se 4 participantes na corrida bíblica. Fica um de cada lado dos bancos, ou seja, dois no meio e dois nos
cantos. A pessoa q está fazendo o concurso fala a passagem e quem for achando vai chegando um banco para frente. Quem chegar à frente 1º é o vencedor!!!
- FALSO
OU VERDADEIRO
Procedimento
Procedimento
Entregue
a cada pessoa uma folha de papel e uma caneta. Faça algumas perguntas de
caráter pessoal que devem ser respondidas corretamente pelos integrantes do
grupo. Cada participante deve escolher uma das questões e dar
resposta falsa, porém de maneira muito convincente para que os demais não desconfiem. Quando todos tiverem terminado, cada pessoa deve ler suas respostas em voz alta e o grupo deve apontar quais são verdadeiras e
que é a falsa. Peça que expliquem o por quê de sua opinião, para verificar o quanto
a pessoa é de fato conhecida pelas demais.
resposta falsa, porém de maneira muito convincente para que os demais não desconfiem. Quando todos tiverem terminado, cada pessoa deve ler suas respostas em voz alta e o grupo deve apontar quais são verdadeiras e
que é a falsa. Peça que expliquem o por quê de sua opinião, para verificar o quanto
a pessoa é de fato conhecida pelas demais.
Possíveis
perguntas:
*
pessoa famosa com quem gostaria de conversar
* maior
susto que já levou na vida
* esporte a que mais gosta de assistir na televisão
* livro que mais apreciou nos últimos 6 meses
* uma "aprontação" da infância
* país ou cidade que mais deseja conhecer
* tipo de música que prefere ouvir quando está sozinho
* esporte a que mais gosta de assistir na televisão
* livro que mais apreciou nos últimos 6 meses
* uma "aprontação" da infância
* país ou cidade que mais deseja conhecer
* tipo de música que prefere ouvir quando está sozinho
Aplicação
com o grupo
Na vida cristã é necessário discernimento para poder diferenciar entro o falso e o verdadeiro - S. Mt.7:15,16
DESAFIO AOS TAGARELAS Na vida cristã é necessário discernimento para poder diferenciar entro o falso e o verdadeiro - S. Mt.7:15,16
Você dá o assunto: sua opinião dos filhos, do marido, da cidade, de se fazer um piquenique, de pintar a igreja de
amarelo, de ir à igreja às 7 horas da manhã, etc. A pessoa escolhida para falar deve começar dizendo todas as coisas
boas, as vantagens, por que gosta, etc. Então o líder toca uma campainha e sem interromper a sentença, a mesma pessoa passa a falar tudo de mal que se
pode dizer do mesmo assunto. Às vezes toca no meio da sentença. Dá as desvantagens, porque não gosta, etc. A campainha toca novamente e a sentença começada tem que mudar para um elogio, ao invés de dizer tudo de negativo para o positivo, ao novo toque vice-versa. Depois outra pessoa, experimenta falar. Dá certo e é super divertido ouvir.Pode haver uma banca para resolver qual o candidato será vencedor.Talvez seja possível usar este método para apresentar um assunto mais sério que precisa ser ventilado. Da
brincadeira inicial, que apresentaria as vantagens e desvantagens, poderia passar-se à consideração desapaixonada e à votação.
PALAVRAS NO GRITO
O nome já indica que esta é bem movimentada. Dois times recebem as mesmas letras, uma letra em cada folha ,
bem grande. Podem ser riscadas com pincel atômico, uma cor para cada time. Cada pessoa fica com uma letra, mas nem todos precisam de letras, pois é bem divertido também apreciar. Aproveite uma palavra da ocasião, como ANIVERSÁRIO, por exemplo. Primeiro o líder grita palavras curtas. Cada equipe escolhe um capitão para pôr sua palavra em ordem. Cada lado procura ser o primeiro a formar a palavra corretamente, cada um segurando sua letra na altura do peito. Em ANIVERSÁRIO há: VERSO, AVIÁRIO, NARRA, RAIVA, ARES, SEARA, VARRE, ANOS, VIRÁ, INVERNO, VEIAS, SINO RISO, RAIOS, etc. No final, você chama a palavra que leva todas as letras. Há palavras que têm mais possibilidade que outras, ou pode usar mais de uma palavra: AÇÃO DE GRAÇAS. Alguém pode servir de marcador de tempo, olhando quantos segundos cada time leva; ou pode-se apenas dar um ponto ao que terminou primeiro cada vez.
CORRIDA DE OBSTÁCULOS
Escolher duas pessoas que não a conheçam. Distribuem-se obstáculos de várias espécies,livros, vasos, jarras, garrafas, almofadas pea "pista".Os participantes devem ser exercitados (não correr) ao longo da pista, tratando de desviar os obstáculos.Depois seus olhos são vendados, e um por vez percorre o mesmo caminho.Enquanto alguns procuram animá-los, aconselhando-os a como pisar, outros vão tirando do caminho todos os
obstáculos. Como eles ignoram, darão alguns passos estranhos. No final acrescente uma bacia com água, ou algum outro objeto para assustá-los.
- PESCARIA DE CEGO
Estica-se na sala ou no pátio um barbante. No barbante penduram-se bombons ou alguma fruta, à altura da boca das pessoas que participam da brincadeira.Escolhem-se dois os três participantes que são conduzidos diante dos bombons ou das frutas, para tomar conhecimento da situação. A seguir, seus olhos são vendados e, com os braços cruzados nas costas, deverão procurar apanhar com a boca os bombons ou as frutas.
CAIXA DE FÓSFORO
Solicita-se que dois ou mais competidores se apresentem no meio do grupo. Cada um receberá uma caixa de fósforos, que deverá ser aberta somente com uma das mãos e,uma vez aberta, tirar um palito de fósforo e acendê-lo. O primeiro que conseguir será o vencedor.
1..Mamãe você me conhece? Fecha os olhos da mãe e coloca várias crianças da mesma idade, e ela terá que
descobrir quem é o seu filho. Ganha a mãe que descobrir.
2.. Melhor Declaração de amor.O homem e a mulher deverão dar a melhor cantada de sua vida. Tendo uns
jurados para dar as notas, pois a melhor cantada ganha.
3.. Peça Bíblica.Cada equipe deverá forma uma peça bíblica, a melhor peça, ganha.
4.. Peça Cômica.Cada equipe deverá fazer uma peça com bastante humor.
5.. Melhor cena de filme.Cada equipe deverá fazer uma cena de qualquer filme inesquecível.
6.. Caça ao tesouro.É colocado várias pistas, até chegar ao tesouro tanto desejado, ganha pontos as equipes
que forem chegando de acordo com a colocação.
7.. Qual é o Hino?Essa competição deverá ser feita estilo Qual é a musica?
Com 2 equipes.
8.. Corrida Bíblica.São colocados dois participantes de cada equipe, e eles terão que achar a passagem na bíblia, e
ao mesmo tempo em que acerta, pular para a cadeira da frente. Ganha quem chegar primeiro.
9.. Quebra Cabeça.É distribuído um quebra cabeça para cada equipe, e quem formar primeiro ganha.
10.. Passa ou repassa Bíblico.É feito um desafio aos participantes de cada equipe, e se não souberem a resposta,
passa para frente, caso a outra equipe não descubra, eles terão que responder ou pagar com tarefa.
Perguntas Antigo Testamento
Determine as regras previamente. Pode ou não consultar Bíblias e
livros?
· Opção 1: Dê a cada grupo uma folha numerada, com espaço para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e dê um pequeno tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que fará a correção. Leia novamente cada pergunta e dê as respostas para que eles corrijam.
· Opção 2: Peça a cada grupo para eleger um representante.
Dê a cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os voltar ao grupo
para responder. Só serão contabilizadas respostas escritas no papel. Convide os
representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos que acertarem. Dê
um novo papel com a pergunta seguinte. · Opção 1: Dê a cada grupo uma folha numerada, com espaço para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e dê um pequeno tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que fará a correção. Leia novamente cada pergunta e dê as respostas para que eles corrijam.
· Opção 3: Providencie uma campainha (ou balões de gás para estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo que primeiro tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se errar a pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos.
· Opção 4: Através de sorteio determine o grupo que começa primeiro. As perguntas são feitas alternadamente entre os grupos. Se acertar ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra pergunta. Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade.
Essa dinâmica é bem legal..vc
tem que deixar varios materiais para que os pais possam confeccionar algo.
Coloque giz de cera...lápis de cores...canetinhas...tinta, pincéis...cola,
tesoura...folhas de papel ofício e algumas coloridas...revistas velhas...etc.
Peça para os pais
confeccionarem qualquer coisa que quizerem, determine um tempo e saia da
sala...eles deverão fazer qualquer coisa. Quando vc entrar...vc escolha uma
pessoa pra recolher...(agora vai chocar)...junte tudo e rasgue.Ao
rasgar..pergunte o que cada pai sentiu...ouça atentamente o que falam e
diga-lhes que não é diferente quando o filho chega em casa com uma folhinha com
rabiscos (que na verdade ele fez o melhor que podia)a criança deu tudo de si
naquele suposto rabisco que muitas vezes os pais vêem como uma rabiscaria e
acaba rasgando, amassando e jogando no lixo....EXPLIQUE: agora vc sabe o que
seu filho sente então elogie o maximo que vc puder, cole na porta da geladeira,
na parede da sala...de destaque ao aparente rabisco do seu filho....
outra...
distribua na sala uma folha de
ofício pra cada responsável(peça que coloquem seus nomes no verso)...deixe
canetinhas, giz de cera ou lápis de cores espalhados para que eles usem. Coloque
a música Aquarela do Toquinho, a medida que a música for tocando mande eles
desenharem tudo que retratar na música....vc peça pra ir trocando conforme a
música, (ir trocando com o colega da direita...)Sempre observandoi os nomes e
quando a folha original chegar ao seu próprio dono, cada um deverá falar do
desenho que está vendo...pergunte...será que c iria fazer exatamente esse
desenho?
Então mostre que somos diferentes e que as crianças também chegam pra nós uma diferente da outra e cabe a nós moldá-las para encaixá-las nesse mundo, fazer deles crianças criativas etc...
Então mostre que somos diferentes e que as crianças também chegam pra nós uma diferente da outra e cabe a nós moldá-las para encaixá-las nesse mundo, fazer deles crianças criativas etc...
cada um receberá uma massinha
de modelar...vc vai fazer eles pensarem em algo que é muito importante pra eles
nesse momento...
e quando vc falar já...eles
deverão começar a moldar a coisa especial pra eles....só que como o de
cima...eles vão trocando de acordo com sua vontade (vc falará troca...até
chegar a massinha ao seu primeiro dono...(preste atenção)...quando chegar vc
deverá perguntar se o que eles tem nas mãos se parece com o sonho deles...e
mostrará que cada um tem um sonho e cada um tem que lutar por seu sonho...somos
diferentes..fale das nossas conquistas..etc
Cantinho da Tia Lai :
só pra crianças
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